Imagem capa - O que eu preciso saber antes de escolher um fotógrafo para o meu casamento? por Raphaela e Heliel Persio

O que eu preciso saber antes de escolher um fotógrafo para o meu casamento?


O fotógrafo é um profissional que deve ser de toda a confiança dos noivos, porque será ele a captar a maior parte das lembranças que eles terão do dia do seu casamento.


É necessário que no dia ele já tenha alguma intimidade com ambos, para saber os melhores ângulos para contar essa história de amor da forma mais emocionante possível.

Então vamos ver quais são os critérios mais importantes na hora de escolher o profissional que acompanhará vocês nesse dia tão especial. Continue lendo!


A pesquisa


Tudo deve começar pela pesquisa, por muita pesquisa. Mas o que pesquisar, e como? Os tópicos são:


Estilo de fotografia


Existem, basicamente, três estilos de fotografia de casamento, que são:

- Clássico: as fotografias são posadas, e as poses são as já tradicionais. É um estilo que continua sendo muito requisitado entre os noivos.



- Fotojornalismo: a cobertura do evento fica mais parecida com uma reportagem jornalística: não tem fotógrafo pedindo para fazer pose, as pessoas esquecem que ele está ali e ele faz os ângulos e enquadramentos que quiser, sempre variando, pois sua intenção é contar uma história com começo, meio e fim.


No fotojornalismo, buscamos estar sempre atentos a tudo o que acontece entre o casal e no entorno deles! Como nesse caso das crianças sendo crianças. Com certeza vão amar ver essa foto quando forem adultos.


- Natural: pode-se dizer que é uma mistura dos dois estilos acima. A palavra-chave aqui é espontaneidade, como no fotojornalismo, porém ele também pode pedir para que as pessoas façam determinada pose olhando para a câmera; depende do insight que aparece no momento.



Então, veja muitas fotos de cada tipo e converse com seu (sua) parceiro(a) para definir qual estilo atende melhor aos desejos de ambos, encaixando-se mais na personalidade do casal. Nós amamos todos os estilos, e praticamos eles sempre que possível. Confira nosso portfólio nas redes sociais para ver essa mistura.


Fotógrafos


Uma vez definido o estilo, é hora de pensar no profissional. Peçam indicações, procurem portfólios, leiam comentários de antigos clientes, vejam como ele interage nas redes sociais. Mas, sobretudo, pesquisem entre pessoas dentro do orçamento planejado para isso que estejam com o dia livre na data da sua cerimônia.

E aqui vale uma dica: se vocês planejam se casar na alta temporada, façam essa pesquisa com um ano de antecedência; se forem casar fora desse período, podem pesquisar com seis meses de antecedência.

Feito tudo isso, separem dois ou três nomes com quem marcar uma entrevista para se conhecerem pessoalmente.


A entrevista


Não é bom escolher o fotógrafo do seu casamento apenas com base no portfólio dele que vocês já viram. É preciso conversar com ele, saber como ele trabalha e comunicar-lhe logo as ideias do casal. Sobretudo, ao se encontrarem, vocês poderão saber se essa pessoa inspira confiança a vocês. Vocês se sentem livres para conversar sobre tudo o que acharem necessário, sentem que podem chegar a falar a mesma língua até o dia do casamento? Se não, melhor não contratar.

Algumas perguntas importantes a fazer são:

- Quantos casamentos você já fotografou: alguém experiente terá o olhar sensível para captar detalhes sutis, mas fundamentais.

- Você tem uma equipe: por duas razões básicas: se seu casamento é para no mínimo 50 pessoas, é melhor ter pelo menos dois fotógrafos registrando, afinal muita coisa importante acontece simultaneamente. Além disso, pode acontecer que quem vá ao seu casamento (ou até mesmo que tenha feito as fotos do portfólio) não seja o fotógrafo cujo nome você encontrou na internet, mas sim um assistente dele. Se for esse o caso, quem deverá estar na reunião com vocês será o fotógrafo que efetivamente for fazer o trabalho.

- Qual o prazo de edição e entrega das fotos (ou do álbum)?

- O pacote básico com você é de quantas horas?

- Você faz ensaios antes do casamento (pré-wedding)? Esta pode ser uma excelente oportunidade para o fotógrafo e os noivos criarem mais intimidade. Veja nosso post sobre como organizar o pré-wedding clicando aqui!

- O que está incluso no seu pacote básico? Número de horas, ensaio de pré-wedding, pós-cerimônia, álbum etc.


No contrato

Não se esqueça: tudo o que vocês acordarem deverá estar no contrato fornecido pelo profissional.

Está em busca de um fotógrafo para registrar seu casamento? Confira o nosso portfólio e entre em contato para orçamento no site.