Imagem capa - Afinal, quais as principais funções dos padrinhos na vida dos noivos? por Raphaela e Heliel Persio
Dicas

Afinal, quais as principais funções dos padrinhos na vida dos noivos?


O surgimento dos padrinhos é alvo de muitas lendas. O certo é que, hoje em dia, eles carregam uma aura de pessoas especiais, escolhidas com muito carinho pelos noivos.

Padrinhos geralmente são pessoas que conhecem a história dos noivos e os acompanharão ao longo do noivado até o casório. Uma vez padrinho, sempre padrinho! Mas para cumprir bem o seu papel, existem funções principais que os padrinhos devem realizar na vida dos noivos.

Continue a leitura e saiba quais são elas.


Padrinhos são protetores dos noivos

A lenda mais conhecida sobre a origem dos padrinhos vem, provavelmente, da Idade Média. Foi lá que a noiva passou a ficar ao lado esquerdo na cerimônia. O noivo, do lado direito, ficava com a mão direita livre para empunhar a espada caso alguém tentasse causar algum mal à sua amada.

Depois disso, foi instituída a presença de um padrinho. Ele era guerreiro de confiança, amigo do noivo. Servia para proteger o casal e principalmente evitar que a noiva fosse roubada. A madrinha era a dama de honra da noite e ajudava com o vestido, cabelo e maquiagem.

A figura dos padrinhos passou a ser oficializada pela Igreja Católica no século XVI. Em um decreto emitido pela Igreja, instituiu a necessidade de testemunhas para o Sacramento do Matrimônio, que são os noivos.

Com o passar do tempo, o significado mudou e as funções dos padrinhos também. No entanto, a modernidade não alterou a importância deles na vida dos noivos.


Funções práticas dos padrinhos

Para além do simbolismo de escolher e ser escolhido como padrinho e madrinha, existem funções práticas que eles devem cumprir para facilitar a vida dos noivos no longo trajeto de seu relacionamento.

Os pombinhos passarão meses (anos?) envolvidos nos preparativos do Grande Dia. Para conseguirem cumprir com tudo o que um casamento envolve, devem contar com os padrinhos para tudo.

O número de padrinhos e madrinhas varia de casal para casal, conforme o coração dos noivos mandar. Geralmente são parentes próximos ou amigos de longa data.

Das funções dos padrinhos, separamos algumas delas para você ter conhecimento:

- Organizar a despedida de solteiro. Hoje em dia, o noivo e a noiva fazem suas despedidas. É papel dos padrinhos auxiliarem na escolha dos bares e na logística da noite;

- Ser o ombro amigo para qualquer percalço no caminho do noivado até o altar;

- Ajudar a noiva a escolher o vestido;

- Combinarem a roupa junto aos noivos;

- Organizar o chá de panela;

- Participar de ensaios e até mesmo preparar uma apresentação para a festa do casamento;

- Ajudar nos preparativos da cerimônia e da festa. Também recepcionar os convidados quando houver necessidade;

- Padrinhos e noivos devem fazer ensaios fotográficos para eternizar os momentos.


Ser padrinho é uma bênção

É desejo de muitas pessoas ser padrinhos de casamento. Ver um casal especial subir no altar é um momento muito especial a todas as pessoas. Ser convidado para padrinho ou madrinha deve ser considerado uma honra.

Caso você tenha sido escolhido padrinho ou madrinha, não se sinta pressionado. Sinta-se abençoado. Fazer parte da história dos noivos é o melhor presente que você pode dar.


O que você achou desse post? Nós teremos mais três matérias sobre esse tema aqui no blog. Nos acompanhe.

Veja nosso portfólio, entre em contato e faça um orçamento. Será uma experiência inesquecível!