Imagem capa - Debutante: saiba por que você deve investir em um ensaio para registrar esse momento por Raphaela e Heliel Persio
15 anosDicasEnsaios

Debutante: saiba por que você deve investir em um ensaio para registrar esse momento


A festa de debutante é uma verdadeira tradição no Brasil. Celebrar 15 anos é um momento único na vida de qualquer menina e representa uma transição de adolescente para mulher. Por isso, é muito comum que as festas de debutante sejam planejadas pelas famílias muito tempo antes de a menina atingir 15 anos, às vezes com anos de antecedência!

Muitas adolescentes sonham com esse momento desde o início da pré-adolescência e é por isso que ele merece muita atenção e dedicação.

Além de todos os preparativos para festa, a realização de um ensaio fotográfico para eternizar esse momento tem se tornado uma prática cada vez mais frequente. Mas por que é tão importante influir um ensaio de fotos nessa ocasião?


 Maria Fernanda em seu grande dia de Debutante na chácara Tucumantel.

A importância de um ensaio fotográfico

Muitas pessoas subestimam o poder de uma fotografia. Essa arte, que é o processo de reproduzir imagens, dura por toda a vida. E, mais do que isso: quando olhamos para uma fotografia de anos atrás, é como se fôssemos transportados novamente para aquele momento, vivendo, mais uma vez, aquela alegria.

Por isso, realizar um ensaio fotográficos em momentos marcantes da vida é importante. Nascimentos, casamentos, aniversários, batizados e, claro, as festas de debutante são ocasiões que merecem ser eternizadas.

O ensaio de debutante

Para as debutantes, em especial, o ensaio fotográfico pode ser um momento se diversão e reunião com a família. Escolher o local, as roupas, a maquiagem, o cabelo, as poses... tudo isso acaba se tornando momentos muito prazerosos. Além disso, a maioria das meninas é acompanhada por suas famílias, que participam de algumas fotos.


Nas fotos acima, a Maria Fernanda e os irmãos e a Anna Isabele com a mãe e irmã.


Um ensaio fotográfico também é uma excelente ferramenta para dar um gás na autoestima. Um fotógrafo profissional consegue capturar os ângulos mais bonitos de uma pessoa, afinal, isso faz parte da profissão. É muito comum encontrar pessoas que, ao receberam as fotos finalizadas, ficam surpresas – “eu nem percebia como eu era bonita!”.

Portanto, principalmente as meninas, que infelizmente costumam sofrer mais com as pressões estéticas, se beneficiam bastante de um ensaio fotográfico. A adolescência costuma ser uma fase especialmente complicada, fazendo com que a menina consiga se enxergar com outros olhos.

Algumas outras vantagens

Muitos não sabem, mas o trabalho de um fotógrafo começa bem antes do dia marcado para o ensaio. Antes do dia das fotos em si, os profissionais costumam conversar com as clientes, a fim de conhecê-las um pouco melhor para conseguir produzir um ensaio que explore e mostre exatamente a personalidade da pessoa.

As fotos de um ensaio de debutante também podem ser utilizadas para fazer banners, vídeos ou apresentações no momento da festa – o que é outro benefício de investir num ensaio fotográfico.


A Maria Fernanda usou uma foto do ensaio para fazer esse banner gigante que ficava na entrada da festa.


Se o fotógrafo da festa for o mesmo que fez o ensaio de debutantes, as vantagens são ainda maiores. Afinal, dessa forma é possível criar um vínculo prévio com o profissional e, no dia da festa, será muito mais fácil posar para as fotos e aproveitar o momento.


Se você se interessou em fazer um ensaio fotográfico, não deixe de checar o portfólio e entrar em contato para mais esclarecimentos.