Imagem capa - Quanto tempo antes do casamento é recomendado convidar os padrinhos? por Raphaela e Heliel Persio
Dicas

Quanto tempo antes do casamento é recomendado convidar os padrinhos?


O casamento é, na maioria das vezes, a realização de um sonho do casal. É sobre selar a união, sobre entregas, sobre lágrimas de alegrias e sobre sorrisos. É claro que todos querem que as pessoas que amam e tenham importância na vida do casal presenciem o ato desta união.

Entretanto, há aqueles melhores amigos ou irmãos (de sangue ou por escolha) que normalmente recebem um convite de honra para serem madrinhas e padrinhos do seu casamento. A dúvida que muitos casais têm é sobre quanto tempo de antecedência deve-se, formal ou informalmente, convidar os padrinhos para o casamento.

Não se preocupe, hoje vamos lhe ajudar a tirar todas essas dúvidas e abordar todos os detalhes deste momento tão especial e marcante tanto para a vida dos noivos quanto dos padrinhos.


Quanto tempo de antecedência para convidar os padrinhos?

A antecedência vai alterar conforme diversas situações. Veja qual a sua se encaixa:


Padrinhos moram em outro país

Sim, isso está mais comum do que você imagina, já que o mundo está super globalizado. Se um dos seus padrinhos mora fora do país, você deve avisar com, pelo menos, um ano de antecedência. Se puder, até antes disso.

O processo para esses padrinhos vai além de escolha de roupa, inclui também passagens aéreas, solicitação de férias nos empregos e todos os outros detalhes que demandam férias em outros países.

O ideal é que você faça esse convite antes mesmo dos convites ficarem prontos, por videoconferência. Depois, você pode enviar os convites pelo correio para que os padrinhos recebam ainda enquanto estiverem em casa, no exterior.


Padrinhos moram em outro estado

Essa também é uma situação comum, e nestes casos é indicado que você dê um prazo entre 1 ano e 8 meses antes da data do casamento. Essa ida ao seu casamento também envolve todo o processo de logística como passagem, hospedagem e, em alguns casos, pedido de folga em empregos.


Padrinhos moram na sua região

O ideal é que você respeite o prazo de no mínimo seis meses para o convite, mas se der para ser antes, melhor. Principalmente se há exigências sobre cor de vestido ou você planeja fazer um encontro dos padrinhos.

Se a cerimônia for bem íntima e para poucos convidados, esse prazo de seis meses pode ser menor. Mas, lembre-se que quanto mais você demorar para fazer o convite, maiores são as chances dos seus convidados já terem compromissos para as datas.


Quando o casamento não é no seu país ou estado

Ficou bem comum a prática de casais realizarem a cerimônia de casamento fora do país ou do estado. Nestes casos, é sempre indicado você planejar os convites com antecedência de mais de um ano, para que não só os padrinhos, mas todos os convidados possam se programar com tempo, buscando passagens, hospedagens e todos os detalhes de viajar com os vestidos ou ternos alugados.

Um casamento deste porte é ideal começar a ser programado até 2 anos antes da data desejada, para que dê tempo de alinhar todos os detalhes e oferecer tempo hábil para os convidados estarem presentes. Cancún, Las Vegas, Europa e destinos brasileiros praianos são os preferidos dos casais que sonham realizar a cerimônia longe de casa.

E então, tirou suas dúvidas sobre a antecedência do convite dos padrinhos? Então continue acessando nosso blog, pois abordamos mais detalhe sobre casamentos e eventos.

Nós lhe convidamos a apreciar nosso portfólio para conhecer o nosso olhar fotográfico para casamentos. O registro fotográfico é eterno e é ele que trará recordações que esquentarão para sempre seus corações e colocaram sorriso no rosto de quem olhar as fotos do seu casamento.

Essa matéria é uma das quatro que preparamos sobre o tema PADRINHOS:

- Afinal, quais as principais funções dos padrinhos na vida dos noivos?

- Descubra como escolher a cor ideal para o vestido das suas madrinhas

- Conheça x formas de criativas de convidar os padrinhos do seu casamento