Imagem capa - Por que um bom planejamento é importante na hora de organizar um casamento? por Raphaela e Heliel Persio
Dicas

Por que um bom planejamento é importante na hora de organizar um casamento?

Quando se fala em casamento, logo vem à mente um vestido branco, o altar, a decoração, as flores, os convidados elegantes, votos de amor e cumplicidade e fotos que marcarão para sempre o grande dia. Muitas pessoas esquecem, porém, que para tudo estar perfeito no dia do “sim”, é preciso planejamento e dedicação.


Quem vai a uma festa de casamento não imagina o quanto os noivos e seus familiares precisam se planejar para que todos os detalhes — desde os convites até o álbum de fotos — saiam como num conto de fadas.


Mas será que existe receita especial para o conto de fadas acontecer? De fato, há algumas dicas que evitam imprevistos e fazem do grande dia um momento que será lembrado para sempre.

Pontos essenciais de planejamento que não devem ser ignorados




  • - Comece pesquisando muito: depois de optar pela cerimônia, você precisa decidir que tipo de celebração fará. Há quem escolha a troca de votos na igreja, enquanto outros preferem algo mais prático, apenas no civil.
    A pesquisa é importante porque permite ao casal descobrir uma série de rituais que nem sabe que existia, tais como: o das areias (cada noivo segura um vaso de areia colorido e, juntos, depositam em outro); rito do vinho (os noivos seguram uma taça de vinho cada e, depois de misturada, a bebida é ingerida; há ainda a quebra da taça com os pés); e, por fim, ritual do fogo (o casal escreve seus sentimentos e, depois, deposita no fogo, junto com outros elementos que ajudam a concretizar os sonhos).

  • Faça uma checklist de tudo que deseja: vários detalhes são importantes no planejamento, como data, número de convidados, onde a cerimônia será realizada, tipo de celebração, atrativos da festa, fornecedores da comida ou bebida do casamento e, é claro, a fotografia do evento.
    O ideal é que o casamento seja uma decisão tomada com, no mínimo, um ano e meio de antecedência. Isso permite ao casal reservar o local da celebração sem imprevistos, pensar na decoração do evento e escolher destinos para a lua-de-mel. No entanto, se o casal decidir 24 meses antes, torna-se mais fácil ajustar o orçamento, contratar serviços e parcelar os custos. Portanto, não se esqueça: o planejamento antecipado é fundamental.


  • - Faça um planejamento mensal: quem decidiu se casar com dois anos de antecedência tem mais vantagens, pois é possível definir, mês a mês, qual item da lista de desejos precisa ser sanado. Os trajes dos noivos, as lembrancinhas e até o convite devem ser vistos o quanto antes. Geralmente, as roupas necessitam de ajustes. Em alguns casos, é necessário confeccionar trajes exclusivos para o casal ou encomendar um modelo específico.


  • -Recomendação para a contratação de serviços: cerimonialista, igreja e recepção para o evento, fotografia do grande dia, trajes e demais itens essenciais. Lembre-se, porém, de reservar os últimos seis meses para checar se está tudo certo com os serviços já contratados. Isso evita surpresas.

Vai casar? Jamais deixe tudo para a última hora



Casais que costumam deixar tudo para os últimos seis ou oito meses sofrem com os imprevistos, nem sempre conseguem agendar o local de evento, também não encontram data disponível na igreja, sofrem bastante com a qualidade do buffet e, para piorar, as fotos do casamento podem ficar horríveis.

Há casos, por exemplo, de casais que tiveram que acionar a justiça por causa da péssima qualidade das imagens.


Dica extra para os pombinhos


Qualquer erro durante o decorrer da cerimônia pode ocorrer, em alguns casos, até é compreensível. O registro das imagens, porém, jamais poderá ser feito novamente. Se tudo estiver maravilhoso, mas a fotografia não conseguir captar a essência do casamento, não terá volta.


Por isso, não hesite em procurar bons profissionais, olhar o portfólio antes e buscar referências na internet. Caso sinta necessidade, agende um ensaio pré-wedding, no qual o casal registra momentos ou locais especiais antes do casamento. Além disso é uma oportunidade para se ter boas fotos para o convite e decorar a casa nova.


Agora que você descobriu a importância do planejamento, que tal conhecer o trabalho que realizamos? Visite nosso portfólio e veja os momentos mágicos que já registramos. Quer levar essa magia para o seu casamento? Então, acesse nossa página de orçamentos e entre em contato com a gente!