Imagem capa - Espontaneidade: você sabia que esse é o segredo para um bom ensaio fotográfico pré wedding? por Raphaela e Heliel Persio
Dicas

Espontaneidade: você sabia que esse é o segredo para um bom ensaio fotográfico pré wedding?


A fotografia é capaz de registrar momentos singulares na vida das pessoas e é importante levar em consideração que alguns desses momentos são marcados por gestos e situações que certamente não serão representados por uma pose. É nesse momento que a espontaneidade entra em cena.

É claro que um ensaio fotográfico também precisa considerar as fotos posadas, afinal de contas, fazer pose para fotografia sempre foi um costume em todos os lugares do mundo e garante um bom resultado. Mas o fato é que as fotos espontâneas conseguem captar situações únicas, o que faz com que o registro tenha um valor singular.

A fotografia espontânea é capaz de traduzir a importância daquele momento com mais fidelidade e delicadeza, garantindo que a foto tenha muito mais significado e consiga representar melhor aquele momento.


Com a Rillary e o Bruno nós usamos as paixões em comum que eles tem para colocá-los em situações divertidas e extrair o máximo de espontaneidade deles. Essa fotografia foi capaz de surpreendê-los positivamente!


Um novo olhar fotográfico

É verdade que os álbuns de família e as fotografias em geral sempre prezaram pela pose. Não eram poucas a reuniões ou eventos onde, em um determinado momento, todo mundo parava e se preparava para aquela foto que iria constar no álbum.

No entanto, a evolução da fotografia e a maneira de se deixar ser fotografado mudou muito com o tempo. Nesse cenário, as poses e os sorrisos programados têm sido substituídos pelas reações espontâneas e gestos naturais.



Acima podemos conferir uma fotografia da Luana e do Flávio posada com a avó, e na sequência as fotos espontâneas.


O que importa nesse tipo de foto não é a pose, mas sim o momento, o cotidiano e a personalidade das pessoas sendo registrada através dos olhos do fotógrafo. Com isso, obtém-se fotos naturais, descontraídas e envolvidas pelo sentimento real daquele momento.


Tendência em casamentos e outros eventos especiais


A fotografia baseada em espontaneidade está presente em todos os tipos de ocasiões e eventos e nada impede que esse ensaio seja realizado em festas de aniversário, ensaios de recém-nascidos (newborn), festas de debutantes entre outros. Porém, a opção tem tido mais destaque em casamentos.

Por meio desse método, o fotógrafo consegue capturar com mais delicadeza e naturalidade cada momento que compõe aquela ocasião especial.

O casal pode ficar à vontade para aproveitar cada momento da cerimônia e da festa, enquanto o fotógrafo registra esses momentos sem atrapalhar a naturalidade e privacidade dos noivos.


Luana e Flávio - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Pinhais

Tudo é feito de maneira com que o casal não faça nada de forma forçada, mas sim, aja espontaneamente para que os registros sejam os mais naturais possíveis.


Papel do fotógrafo

O fotógrafo, nesse tipo de ensaio, será responsável por fazer as pessoas que serão fotografadas se sentirem confortáveis.

Ele terá também a tarefa de aproveitar a luz ambiente o máximo possível, para que a naturalidade não seja quebrada e não haja muitas interferências.

É função do profissional também ter sensibilidade para saber aproveitar todos os detalhes que compõem o momento, inclusive objetos e tudo o que estiver ao redor que possa contar com delicadeza e verdade a história daquele momento da vida dos fotografados.

O olhar do fotógrafo definitivamente irá interferir no resultado do ensaio e por esse motivo ele precisa ser profissional e ter uma boa experiência nesse tipo de fotografia.



Para você que gostou da ideia, que tal acessar nosso portfólio para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa e deixar suas fotos ainda mais lindas e especiais? Aproveite e entre em contato conosco para solicitar seu orçamento.